Cuiabá registra mínima de 9,9ºC e tem dia mais frio do ano

89 0
Por Amábile Monteiro* e Helena Corezomaé, g1 MT e TV Centro América
Frio em Cuiabá — Foto: Mauri Guimarães/ Arquivo pessoal

Cuiabá registrou a menor temperatura do ano na madrugada desta quarta-feira (14), com 9,9°C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até então, a mínima havia sido de 13,3°C, registrada nessa terça-feira (13).

De acordo com o professor doutor de climatologia do departamento de geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rodrigo Marques, a temperatura foi a mais baixa registrada na estação meteorológica de 2023.

Ainda conforme o Inmet, Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, foi o município com menor temperatura de Mato Grosso nesta madrugada. Os termômetros marcaram 7,2°C, e a sensação térmica foi de 2,3°C.

Na capital, o frio deve continuar até o fim da semana. Nessa quinta-feira (15), a mínima é de 11°C e a máxima de 20°C. Já na sexta-feira (16) a mínima deve ser de 13°C e a máxima de 26°C.

No fim de semana, os termômetros começam a subir.

Planta congelada
Segundo a dona da planta, era por volta das 5h30 quando ela encontrou as folhas congeladas

O frio foi tão intenso na madrugada desta quarta-feira que a moradora do Bairro Jardim dos Ipês, em Cuiabá, Flávia Simone Silva da Silveira, teve plantas congeladas no quintal de casa.

Flávia contou à TV Centro América que por volta de 5h30 ela abriu a janela e viu que tinham gotas de água congelada nas folhas.

“Sou gaúcha, então não sinto frio tão intenso assim. Amo frio, mas fiquei deslumbrada ao ver que a minha planta estava com essa geada. Ainda não tinha visto isso aqui em Cuiabá”, afirmou.