Pais e alunos participam de “roda de conversa” sobre autismo nas escolas

68 0
De: Prefeitura Municipal de Campo Verde

Abril Azul é o mês dedicado à conscientização sobre o autismo ou Transtorno de Espectro Autista (TEA). Dentro desse contexto, escolas municipais organizaram rodas de conversas envolvendo os mais de 5 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, professores, servidores, gestores e pais de alunos, onde o tema “Autismo na Escola” foi debatido.

Além das rodas de conversas, foram desenvolvidas também atividades como a confecção de cartazes, teatro, contação de história e palestras sobre o que é o Autismo e suas características mais marcantes, além de trocas de experiências entre pais e professores. “Houve também palestras com profissionais da área médica que envolve o TEA e psicólogos da rede de ensino”, informou a coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Ensino, Thalyta Neto de Sales.

As iniciativas, segundo ela, tiveram como objetivo, naturalizar, sensibilizar e informar sobre comportamentos apresentados pelos autistas e quais condutas assertivas a serem adotas no contexto escolar.

“Essas ações visam o fortalecimento das relações entre família e escola, com o objetivo de acolher e respeitar a diversidade cada vez mais presente nas unidades escolares, pois é preciso conhecer sobre o Autismo para entender que existe uma forma diferente de ser, viver e sentir o mundo”, destacou a coordenadora.