Criança de dois anos morre e erro no sistema coloca Covid-19 como causa da morte

7 0
Do: Olhar Direto
Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Uma criança de dois anos faleceu na cidade de Sapezal (510 quilômetros de Cuiabá) e causa da morte foi lançada – de maneira equivocada – como Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que houve um erro da Casa de Saúde Santa Marcelina.

Em nota, a Pasta disse que após identificar o equivoco da unidade de saúde, quanto aos lançamentos referentes ao encerramento da notificação de casos suspeitos de Síndrome Gripal Aguda em pacientes hospitalizados no sistema IndicaSus, nesta quinta-feira (13), veio a público pedir desculpas e lamentar o ocorrido.

“Ocorre que o óbito lançado de uma criança de dois anos não se trata de Covid-19 e sim por outras causas”, diz trecho da nota. Diante do transtorno, a Secretaria afirma também que o Boletim Epidemiológico Estadual será atualizado.

“Externamos nosso sinceros pedidos de desculpas a toda população Sapezalense e especialmente a família enlutada, nos comprometendo de que situações como as ocorridas não voltarão a acontecer, bem como, reafirmamos a garantia de que todos os cuidados relativos aos lançamentos das informações terão atenção redobrada”, finaliza a nota publicada nesta sexta-feira (14).