Unidade de saúde é fechada por más condições há três meses e moradores cobram por reforma em Cuiabá

150 0
Por Rogério Júnior, g1 MT
Estrutura do PSF Novo Mato Grosso — Foto: Reprodução

Os moradores de quatro bairros de Cuiabá realizaram um abaixo-assinado contra o fechamento da unidade de saúde Programa de Saúde da Família (PSF) Novo Mato Grosso, que ocorreu há mais de três meses. O documento foi assinado no domingo (7) e divulgado nesta segunda-feira (15).

O Gabinete de Intervenção, responsável pela gestão da Secretaria Municipal de Saúde da capital, informou ao g1 que a unidade do PSF Novo Mato Grosso está passando por reformas e que, por isso, a população deve ir na unidade vizinha. A previsão é que a obra seja concluída em 15 dias, conforme o Gabinete.

A unidade de saúde foi alvo de reclamação inclusive dos profissionais que trabalhavam no local. A estrutura do imóvel apresentava várias infiltrações nas paredes, o que se tornou um ambiente insalubre para atendimento.

Em resposta, a unidade foi fechada e remanejada para o PSF Novo Horizonte, o que, segundo os moradores, não agradou os pacientes por causa da distância.

Calçada do PSF Novo Mato Grosso — Foto: Reprodução
Calçada do PSF Novo Mato Grosso — Foto: Reprodução

Ao g1, o morador do Bairro Vila Rosa, Edivaldo de Souza Magalhães, disse que os idosos e crianças que precisam de atendimento estão deixando de procurar ajuda em razão da falta de transporte para ir até a nova unidade.

“Os idosos, mesmo doentes, nem estão indo e vão direto para as UPAs, porque os PSFs estão fechados. Os moradores reclamam disso, porque precisam da reforma dessa PSF. Queremos uma resposta”, contou.

No documento, que reúne presidentes de quatro bairros, a população cobra por uma reforma na unidade do PSF Novo Mato Grosso para que o atendimento seja retomado.

“Entendemos que isso vai ter um tempo, sugerimos a locação de um espaço dentro de um dos quatro bairros citados para o atendimento até que se reestabelecer a normalidade”, disse, em trecho do texto.

Condições da estrutura do PSF Novo Mato Grosso — Foto: Reprodução
Condições da estrutura do PSF Novo Mato Grosso — Foto: Reprodução