IPVA 2023: hoje (31) é o último dia para pagamento do imposto com desconto em MT

226 0
Por g1 MT
Prazo de vencimento vale tanto para pagamentos à vista quanto para a primeira parcela — Foto: Sefaz-MT

Proprietário de veículos em Mato Grosso tem até esta quarta-feira (31) para fazer o pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) 2023 com desconto à vista ou parcelado.

Na tarde desta terça-feira (30), alguns contribuintes relataram inconsistência no sistema para emissão do boleto. O governo estadual informou, em nota, que o elevado número de acesso ao site pode resultar em lentidão e disse que trabalha para restabelecer a conexão o mais breve possível.

Neste ano, o vencimento do IPVA é o mesmo para todos os veículos e não pelo final da placa, como era antes. O pagamento pode ser feito à vista, com 15% de desconto, ou parcelado, com 10% de desconto para pagamento em duas vezes e 5% para três parcelas.

Também existe a opção de parcelamento em até oito vezes, sem desconto e sem juros.

Após o dia 31 de maio, o contribuinte perde o benefício do desconto e o valor é acrescido de juros e multas. Além disso, são aplicadas outras regras e condições para o parcelamento.

Os descontos do calendário IPVA 2023 também são cumulativos com o desconto do Programa Nota MT. Antes de gerar a guia de pagamento do imposto, deve-se resgatar os pontos no site ou aplicativo do Nota MT para ter os dois benefícios.

Após fazer o resgate dos pontos do Nota MT, o contribuinte deve emitir a guia de recolhimento no portal da Sefaz, no banner IPVA 2023 ou acessando a assistente virtual, disponível também no site da Secretaria, no lado inferior direito da tela.