Guia de turismo de MT conquista 1º lugar no rally de observação de aves

196 0
Por Giovana Lucas, g1 MT
Braulio é observador de pássaros há 30 anos em MT — Foto: Reprodução

O guia de turismo de Mato Grosso, Braulio Carlos, destacou-se no cenário nacional ao conquistar o 1º lugar no Brasil no Global Big Day, o rally mundial de observação de aves, realizado no último dia 13. O resultado foi consolidado na madrugada dessa terça-feira (16).

Durante a competição, os observadores de aves têm como objetivo identificar o maior número possível de espécies em um único dia e registrar suas observações em uma lista mundial. Algumas espécies são mais difíceis de serem encontradas, como o Meia-lua-do-cerrado, um pássaro encontrado no bioma da Chapada dos Guimarães que atrai observadores de aves de todo o mundo.

Braulio conseguiu catalogar um total de 248 espécies de aves no dia 13 de maio, entre 2h e 22h, percorrendo áreas icônicas de Mato Grosso, como Chapada dos Guimarães e o Pantanal. Ele teve o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Observador de aves passou o dia catalogando espécies — Foto: Arquivo pessoal
Observador de aves passou o dia catalogando espécies — Foto: Arquivo pessoal

O guia trabalha com observação de aves em Mato Grosso há 30 anos. Participar do GBD, segundo ele, foi uma ideia que surgiu apenas seis dias antes do evento, então, o tempo para organizar o itinerário foi curto.

“Algumas coisas saíram erradas e quase colocaram em risco a disputa pelo primeiro lugar: aves não interessadas em responder ou defender territórios pois estavam com filhotes, estrada interditada para manutenção, carro que teve falha mecânica e teve que ser substituído consumindo precioso tempo de observação”, contou ele.

Ele afirma que o evento é visto por vários países como uma janela de promoção turística do destino e que Mato Grosso já é um dos destinos preferidos dos observadores de aves. Para Braulio, participar do Global Big Day é uma estratégia para atrair mais turistas interessados nessa atividade.

O Global Big Day deste ano contou com a participação de 57,9 mil observadores de aves, que enviaram 144,8 mil listas de verificação para a plataforma eBird. Essa adesão estabeleceu novos recordes mundiais para um único dia de observação de pássaros, demonstrando o crescente interesse por essa atividade.

Uma das espécies catalogadas por Braulio — Foto: Arquivo Pessoal
Uma das espécies catalogadas por Braulio — Foto: Arquivo Pessoal

O turismo de observação de aves é um nicho em expansão e possui um significativo impacto econômico em diversos países. Estima-se que mais de 800 bilhões de dólares sejam gastos anualmente em recreação ao ar livre nos Estados Unidos, sendo que a observação de aves representa um benefício econômico direto de U$ 41 bilhões.