Polícia cumpre mandados contra grupo criminoso envolvido em roubo, extorsão e lavagem de dinheiro em MT

130 0
Por g1 MT
DERFVA — Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil cumpre nove mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa envolvida em roubo, extorsão e lavagem de dinheiro. A ação é realizada na manhã desta terça-feira (18), durante a “Operação Engrenagem”.

Segundo a polícia, os mandados são cumpridos contra três alvos na Penitenciária Central do Estado (PCE), dois alvos no Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, um em Santo Antônio do Leverger, dois em Várzea Grande e quatro em Cuiabá.

De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Maurício Maciel Pereira, o objetivo da operação é desarticular o grupo, obter elementos de informação e de prova dos crimes praticados e sobre a identidade de outros membros.

As ordens judiciais contra 12 alvos identificados em investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA) foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Várzea Grande.

Investigações

As investigações que chegaram ao grupo criminoso tiveram início para apurar o roubo de uma caminhonete, que aconteceu em Várzea Grande, em que as vítimas foram mantidas reféns por horas, sendo obrigadas a realizar transferências bancárias e saques em caixas eletrônicos, informou a polícia.

De acordo com a polícia, foram reunidos indícios da existência e atuação de um grupo criminoso envolvido na prática de roubos de veículo automotores e extorsões, sendo constatada a atuação de suspeitos de dentro do sistema prisional, os quais utilizavam aparelhos celulares ilegais e exerciam função superior no grupo.

A equipe ainda identificou, que integrantes do grupo que estavam presos, organizavam os crimes, obtinha as contas bancárias para recebimento das transferências que as vítimas eram obrigadas a fazer, além de fazer a comunicação e comandar os executores do roubo e extorsão durante a ação.