Casal fica ferido após raio cair e destruir casa em Cuiabá: ‘Só ouvi um estouro e mais nada’

75 0
Sala e a cozinha do imóvel ficaram completamente descobertos e a maioria dos móveis e aparelhos eletrônicos do local foram perdidos.
Por Kessillen Lopes, g1 MT
Margareth estava na cozinha da casa e foi atingida pelos escombros — Foto: Arquivo pessoal

Um casal ficou ferido após um raio cair e destruir a casa onde moram no Bairro Altos da Glória, em Cuiabá, na noite dessa terça-feira (28). A sala e a cozinha do imóvel ficaram completamente descobertos e a maioria dos móveis e aparelhos eletrônicos do local foram perdidos.

Margareth Delgado da Silva contou ao g1 que o incidente ocorreu por volta das 19h. Segundo ela, não chovia no momento, mas estava relampejando há algum tempo.

“Foi de repente. Quando o raio caiu eu só ouvi um estouro e mais nada. Depois, só percebi as coisas caindo sobre nós”, relatou.

A moradora afirmou que estava na cozinha do imóvel e sofreu uma pancada na cabeça devido aos escombros. Já o marido dela estava mexendo no celular no quarto do casal e sofreu um choque e queimaduras leves.

Os dois foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Eles permanecem em observação, mas devem receber alta ainda nesta quarta-feira (29).

Raio causou um princípio de incêndio no imóvel — Foto: Arquivo pessoal
Raio causou um princípio de incêndio no imóvel — Foto: Arquivo pessoal

Parte da fiação da casa, o forro e alguns móveis pegaram fogo, mas o princípio de incêndio foi controlado pelos próprios moradores e pela chuva, que se intensificou, em seguida.

O casal tem quatro filhos, de 9, 17, 18 e 26 anos, mas três deles não estavam na casa no momento em que o raio caiu e um estava em outro cômodo não atingido.

“Ainda não sabemos o valor do prejuízo, mas perdemos todos os móveis da cozinha e do quarto e aparelhos eletrônicos. Moramos de aluguel e agora não temos como alugar outra casa de repente. Vamos tentar cobri-la com uma lona hoje até conseguir arrumar o telhado”, explicou.

O casal trabalha com jardinagem e agora pede ajuda para conseguir recuperar os móveis perdidos.

Destruição em casa após queda de raio
Cuidados durante queda de raios

Dentro de casa:

  • Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada;
  • Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
  • Evitar consertos de instalações elétricas;
  • Se possível, permanecer dentro de casa ou local abrigado enquanto a tempestade durar.

Fora de casa:

  • Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
  • Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.