Secretaria de Educação começa construção da Política Municipal de Educação de Campo Verde

161 0
De: Prefeitura Municipal de Campo Verde

A Secretaria de Educação de Campo Verde iniciou o processo de construção da Política Municipal da Educação, através de uma sensibilização feita com a assessora e consultora Jussara Cristina Mayer Ceron, trabalhando um “despertar” em cada agente responsável pelo planejamento.

O processo de sensibilização segue até sábado (4), passando por alguns pilares que serão trabalhados com todos os servidores da Secretaria de Educação. O objetivo é que a Política Municipal da Educação seja feita a várias mãos, levando em conta as particularidades e pontos de vista de todos os atores envolvidos.

“O primeiro movimento que produzimos é o de sensibilização de todos os atores que integram os diferentes contextos. Fizemos na semana passada esse processo no universo pedagógico e hoje com todos os integrantes que estão a serviço na gestão da Secretaria. São ações circulantes. Nosso próximo passo é a desmistificação dos processos nessa construção de um planejamento macro de educação, onde temos as especificidades de cada um”, explica Jussara.

Segundo a consultora, o resultado da troca de ideias, experiências, pontos de vista e sugestões neste momento inicial, será uma educação mais acolhedora e humanizada, um conceito mundial que refletirá em toda a comunidade escolar, especialmente aos alunos.

“Esta é uma maneira protagonística, uma maneira participativa, uma maneira que possibilita o engajamento, o envolvimento, o pertencimento, a sustentação dos aspectos participativos e democráticos. Quando um movimento é construído por todas as mãos, o seu processo de desenvolvimento, todas as mãos se tornam corresponsáveis, se tornam vigilantes, apoiadoras, se tornam cuidadosas do processo de implantação”, afirma.

Todo o trabalho deverá durar um ano e contará com 5 eixos: Planejamento Estratégico da Secretaria, com foco na gestão democrática; Política da Educação Infantil; Política da Alfabetização; Política do AEE; e formação continuada. Será subsidiado por equipes especializadas, estudiosos e pesquisadores da área, equipe técnica da SME e profissionais da Educação.

“O trabalho, além de organizar a Educação, ofertará elementos de reflexão e planejamento para a rede, visando estruturar ações de fortalecimento das políticas educacionais, dialogando com o Plano Municipal de Educação, com o Plano de Desenvolvimento Institucional, com a Plano de Carreira do Magistério, com o PAR e Simec, além de contemplar as demandas da sociedade local”, explica a secretária de Educação de Campo Verde, Simoni Pereira Borges.

De acordo com a secretária, o trabalho terá como ações estruturantes a potencialização e eficiência na educação, focando na aprendizagem dos meninos e meninas, assim como no bem-estar da categoria.

“Quando pensamos a Educação com todas as vozes, certamente teremos um processo diferenciado, humanizado, onde a qualidade das relações e direitos de aprendizagem e ensino, serão mais efetivamente garantidos”, conclui a consultora Jussara Cristina Mayer Ceron.