Promotor requisita instauração de inquérito policial militar para apurar sobrevoo em escola

336 0
Do: Olhar Direto
Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

O promotor de Justiça Paulo Henrique Amaral da Mota, membro do Ministério Público de Mato Grosso (MPE), vai requisitar a instauração de inquérito policial militar para apurar sobre aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) que fez um voo sobre colégio particular no bairro Cidade Alta, em Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (2).

Informação foi confirmada ao Olhar Jurídico pela assessoria de imprensa do Ministério Público. Conforme vídeos que circulam nas redes sociais, um dos tripulantes empunhava a bandeira do Brasil.

O episódio ocorre na mesma semana em que uma professora foi advertida por fazer críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante aulas do ensino fundamental. Há suspeita de que a manifestação tenha cunho político.

O Olhar Jurídico já havia noticiado que o juiz Marcos Faleiros, da Décima Primeira Vara Especializada de Justiça Militar, comunicou o fato ao Ministério Público, requisitando apuração.

Segundo o colégio, o voo rasante da Polícia Militar faz parte das atividades de Sete de Setembro e já havia sido planejada. A PM ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), da qual o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) é vinculado, esclareceu que a bandeira do Brasil foi mostrada aos alunos sem nenhuma conotação política, fazendo parte das atividades da Semana da Pátria realizada pelo Colégio Notre Dame.

“Vale destacar que o Ciopaer realiza diversas atividades sociais e educacionais, visitando entidades sociais, escolas tanto públicas quanto particulares, com o objetivo de aproximar as forças de segurança e a população”, afirmou nota da Sesp.

Outro lado 

NOTA DO COLÉGIO NOTRE DAME DE LOURDES

Desde o dia 30 de agosto estamos celebrando a Semana da Pátria junto aos alunos da Educação Infantil ao 5º do Ensino Fundamental. Dentro do Projeto da Educação Infantil, os símbolos nacionais são trabalhados para sensibilizar os alunos sobre aquilo que forma nosso País, bem como as pessoas que contribuem para a existência da nossa Nação.

Dentro das salas, os professores trabalharam os símbolos de forma concreta, explorando as cores, as imagens, as formas geométricas e foi proposto para a culminância convidar o CIOPAER (Centro Integrado de Operações Aéreas) para palestras com os alunos e depois uma apresentação lúdica com o helicóptero e a bandeira nacional. É importante ressaltar que o CIOPAER presta serviços ao Estado. Todos os anos a Educação Infantil e Fundamental preparam ações envolvendo os símbolos pátrios, faz parte da ação pedagógica de qualidade da escola.

Por fim, o colégio Notre Dame de Lourdes tem 50 anos de tradição na educação pautada em princípios cristãos e éticos, voltados para a cidadania e para uma formação integral dos alunos. Em nenhum momento da sua trajetória envolveu-se com posicionamentos político-partidários e, ao mesmo tempo, nunca se furtou de propor aos alunos a discussão de ideias.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), da qual o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) é vinculado, vem a público esclarecer que:

-Na manhã desta quinta-feira (02.09), como parte das atividades da Semana da Pátria realizada pelo Colégio Notre Dame anualmente, o Ciopaer realizou um sobrevoo no local, a pedido da própria instituição educacional, conforme ofício em anexo;

-Na ocasião, a bandeira do Brasil foi mostrada aos alunos sem nenhuma conotação política, mas no intuito de demonstrar o patriotismo nesta que é uma data importante para o país;

-Vale destacar que o Ciopaer realiza diversas atividades sociais e educacionais, visitando entidades sociais, escolas tanto públicas quanto particulares, com o objetivo de aproximar as forças de segurança e a população;

-Além do sobrevoo, membros do Ciopaer também estiveram no colégio nesta quarta-feira (01.09), proferindo palestra e orientações aos alunos sobre o tema “segurança pública”, sendo um convite feito pela própria instituição.

Por fim, a Sesp-MT destaca que não coaduna com posicionamentos políticos no âmbito do serviço público e que qualquer excesso cometido