Conass e Conasems pedem que Anvisa se manifeste sobre autorização da vacina em adolescentes

290 0
De: Prefeitura Municipal de Campo Verde
Foto: Roberto Jimenez Mejias (Getty Images)

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) cobraram um posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a decisão do Ministério da Saúde que retirou os adolescentes sem comorbidades do programa nacional de imunização contra a covid-19.

Em nota oficial, o Conass e o Conasems pedem que a agência se manifeste de forma imediata, pois vários municípios brasileiros já haviam iniciado a vacinação desse público, como é o caso de Campo Verde e vários outros de Mato Grosso.

“Entendemos que a vacinação de adolescentes cumpre importante papel na estratégia de controle da pandemia no Brasil, que em cenário anunciado pelo Ministério da Saúde de ampla disponibilidade de doses no PNI, o Brasil deve, conforme autorização da Anvisa, avançar na antecipação da D2 para 8 semanas, concluir a vacinação da população adulta e avançar na vacinação de adolescentes”, diz a nota.

Um dia antes, na quarta-feira (15), o Conass havia emitida nota defendendo a vacinação dos jovens, como sendo segura e necessária.

A decisão

O Ministério da Saúde emitiu a Nota Informativa nº 1/2021 restringindo a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. A vacinação está permitida apenas para aqueles com comorbidades e deficiência permanente, público que já foi atendido em Campo Verde.

A Secretaria Municipal de Saúde havia começado a imunização de adolescentes saudáveis nessa quarta-feira (15). No entanto, com a nova determinação do órgão federal, está suspensa a vacinação até segunda ordem.

Entre outros motivos, a Nota Informativa justifica que “os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos”.

Portanto, até que haja nova alteração, está suspensa a vacinação de adolescentes sem comorbidades em Campo Verde.

A aplicação da segunda dose continua no Centro de Atendimento ao Idoso (CAI), assim como a vacinação dos adolescentes com comorbidades. O horário é das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.