Bombeiro que descobriu que foi adotado reencontra a mãe biológica após 8 anos de procura em MT

333 0
Por G1 MT
Diego e Debora no dia do reencontro, após anos de procura — Foto: Arquivo Pessoal/Diego Freitas Barbosa

O bombeiro civil Diego Freitas Barbosa, de 33 anos, que mora em São Paulo, conseguiu reencontrar a mãe biológica, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, no último dia 4, após oito anos em busca dela. Diego descobriu, em 2013, que era adotado e, desde então, decidiu viajar para Mato Grosso em busca de informações sobre Débora Gonçalves da Silva, a mãe biológica.

Diego contou ao G1 que, primeiro, conseguiu informações sobre a irmã dele por parte de pai e, com a ajuda dela, encontrou Débora.

“Minha irmã estava morando próximo da minha mãe, foi quando eu tive a coragem de falar com ela, pois é um assunto muito delicado. Imagina eu chegar para uma pessoa e falar que sou irmão dela?Ela não sabia quem eu era, mas, no final, deu tudo certo”, contou.

O bombeiro disse que passou a compartilhar o dia a dia, em Mato Grosso, na casa da família biológica, após reencontrá-los.

A procura

Diego usou uma foto antiga que guardava da mãe biológica para buscas informações sobre a família. As buscas foram feitas no Bairro Parque Sabiá, região indicada pela irmã dele, que tinha conseguido essa informação.

Após muita procura, Diego parou em um bar e conversou exatamente com a enfermeira que cuidava de Débora quando ela ficava doente. Por meio dela, ele encontrou a casa onde a mãe dele mora.

“Eu sabia que um dia encontraria ela. Eu disse para a minha irmã que iria esclarecer com a minha mãe tudo o que ficou para atrás. Foi muita emoção. A alegria tomou conta daquele momento”, relembrou.
‘Sequestro’ após promessa de vida melhor

Diego disse que a principal dúvida que ele tinha era o motivo da mãe ter o abandonado. Segundo ele, agora tudo foi esclarecido.

Débora trabalhava de empregada doméstica na casa de uma mulher em São Paulo. De acordo com Diego, a moradora prometeu a Débora que ela viveria melhor morando na casa de outra família, e que ela cuidaria de Diego durante esse período.

No entanto, quando Débora chegou na casa, ela percebeu que as coisas não seriam da forma como a mulher havia prometido. Segundo ele, naquele período de mudança, a mulher o pegou pelos braços e o levou embora. Desde então, ele nunca mais teve contato com a mãe biológica.

Relembre o caso

Em 2012, Diego descobriu que era filho adotivo por meio de um padrinho dele, quando estava trabalhando em Praia Grande (SP).

Depois disso, ele começou a buscar pistas da mãe biológica, até localizar um ex-patrão dela. Débora havia trabalhado na casa dessa pessoa como doméstica. Esse homem, como conta Diego, morava em Várzea Grande e escreveu uma carta para o militar relatando tudo o que sabia a respeito da mãe dele.

Após receber a mensagem, uma foto e informações preliminares sobre o ‘paradeiro’ da mãe, Diego decidiu procurá-la e entender o motivo de ter sido separado dela.

O jovem viajou para e, um dos sucessos da viagem, foi ter encontrado o seu pai biológico, no mesmo local onde a mãe dele havia trabalhado.

“Ele disse que sabia quem eu era, porque eu era idêntico à minha mãe. Ele falou que tinha que assumir os erros, mas disse que não queria lembrar do passado. Ele também me ajudou com pistas para encontrar minha mãe”, contou.