Pela 4ª vez consecutiva, Aeroporto Marechal Rondon é classificado com pior do país

253 0

download

 

Pela quarta vez consecutiva o aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, figura como o pior do Brasil em ranking da Secretaria Nacional de Aviação Civil (Sac).

A Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro foi divulgada na terceira feira,10,  e considera, para primeiro trimestre de 2015 (1º de julho a 30 de setembro), uma pontuação que varia de um a cinco para os 15 pesquisados. O terminal mato-grossense registrou 3,28, nota inferior a do ano passado, ficando novamente abaixo dos outros pesquisados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 5%.

Com obras de reforma ampliação em andamento, o terminal também aparece como último colocado em categorias isoladas como valor de produtos em lanchonetes e restaurantes, conforto térmico e limpeza geral. As intervenções no local, que deveriam ter sido entregues antes da Copa do Mundo, em junho de 2014, estavam paradas, e só foram retomadas no último dia 20 de outubro. Orçada em R$ 83,4 milhões, a obra teve início em dezembro de 2012.

pesquisa(2)

Para esta edição da pesquisa foram consultados 13.086 usuários em áreas de embarque e desembarque. Desse total, foram realizadas 8.327 entrevistas com passageiros de vôos domésticos e 4.759 entrevistas com passageiros de vôos internacionais, obtendo-se a representatividade da população prevista estatisticamente

De acordo com a Sac, este mapeamento permite ao governo brasileiro monitorar o desempenho operacional dos terminais e a percepção do usuário sobre o serviço, além de oferecer bases para o planejamento de políticas públicas para o setor.

Ao todo a análise levou em conta 48 indicadores distribuídos em itens relativos a disponibilidade de carrinhos de bagagem, disponibilidade de meio-fio, tempo de fila para inspeção de segurança, rigor da inspeção de segurança, cordialidade dos funcionários da inspeção de segurança, facilidade de encontrar o caminho no aeroporto, painéis de informação de voos, distância caminhada no terminal de passageiros, cordialidade dos funcionários do aeroporto, etc.

A obra

Até o momento, R$ 60,7 milhões já foram pagos ao Consórcio Marechal Rondon, formado pelas empresas Engeglobal Construções, Farol Empreendimentos e Participações e Multimetal Engenharia de Estruturas.

Segundo o contrato 065/2012, além da construção do terminal de passageiros, fazem parte da obra a instalação de pontes de embarque, reforma e adequação de vias de serviço, nova sinalização horizontal do pátio de aeronaves, assim como a reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto. Também está prevista a construção da Central de Utilidades, de nova área de equipamentos de rampa, ampliação dos sistemas de infraestrutura básica e ainda a construção do estacionamento do novo prédio administrativo da Infraero.

Os melhores do ranking

O aeroporto de Curitiba foi o mais bem avaliado do país na pesquisa, com 4,51. O número mostra um avanço de 7,8% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Com melhoria, de 27,5%, Guarulhos alcançou 4,41 pontos. Recife, na terceira posição, tem 4,39 pontos. Entre os três primeiros colocados, apenas Guarulhos não é administrado pela Infraero, mas pela iniciativa privada.

Além disso, a satisfação geral do passageiro medida pela Sac nestes 15 aeroportos, que movimentam 80% das pessoas que viajam de avião no Brasil,alcançou a nota mais alta desde que a Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro começou a ser feita, em janeiro de 2013.

 

O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha comemorou o resultado e disse que o setor atravessou o período crítico de avaliação, quando os aeroportos passavam por obras, o que afetava a percepção e a satisfação dos passageiros. A média geral dos aeroportos foi de 4,07. “80% de avaliação positiva é bom, não é? Em se tratando de serviço público é‘, afirmou o ministro.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *