Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), as penalidades foram empregadas nos primeiros seis meses deste ano.
Por TV Centro América
No primeiro semestre de 2023, cerca de R$ 937 foram aplicados em multas por crimes ambientais no estado de Mato Grosso, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT).
No levantamento feito pelos órgãos públicos consta que foram emitidos mais de 1,7 alertas de desmatamento e de 153 mil hectares embargados por crimes contra a flora, que resultaram nos milhões em multas.
Nos primeiros seis meses deste ano o estado apreendeu 115 veículos, em 152 operações realizadas, onde R$777 milhões em multas foram aplicadas pela Sema e o restante das multas foi aplicado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT).
A Operação Amazônia continua em andamento com aproximadamente 200 servidores em campo e equipes de monitoramento remoto para garantir a responsabilização de infratores. Em caso de desmatamento ilegal, as áreas serão embargadas, multas aplicadas e os equipamentos apreendidos.