Mais de 41 mil pacientes aguardam na fila por cirurgias eletivas em MT

97 0
Por Camila Freitag, Américo Neponuceno e Olívia Pires, TV Centro América
Mais de 41 mil pacientes aguardam por cirurgias eletivas em Mato Grosso — Foto: Tchélo Figueiredo/Secom-MT

Mais de 41,7 mil pacientes aguardam na fila por cirurgias eletivas em Mato Grosso. A maior parte de pacientes são de Cuiabá, com mais de 26 mil pessoas aguardando. Esses procedimentos são agendados, mas nem sempre as datas são cumpridas.

A TV Centro América procurou o Gabinete de Intervenção da Secretaria de Saúde de Cuiabá para saber quando a cirurgia do filho de Angélica será feita. Eles responderam que o procedimento já foi autorizado e será agendada. Quanto ao caso de Eniuza, de Várzea Grande, região metropolitana da capital, a Secretaria Municipal de Saúde informou que na segunda-feira (12) vai marcar a data da cirurgia.

Nos últimos meses, a dona de casa Eniuza de Brito Pereira teve que aprender a conviver com dor na vesícula.

“Aquela dor imensa, dá a crise, e no momento, se você não sentar ou deitar, você não consegue”, disse.

Eniuza Pereira precisa fazer um procedimento na vesícula  — Foto: TV Centro América
Eniuza Pereira precisa fazer um procedimento na vesícula — Foto: TV Centro América

O problema na vesícula só pode ser corrigido com cirurgia. Desde novembro do ano passado, ela aguarda pelo procedimento.

“Fui no hospital e eles me encaminharam para a fila. Desde então estou aguardando e pediram para fazer um exame. Chego lá e é com outro profissional, volto na Central, e não é realizado lá, e é no Pronto Socorro. Eles ficam jogando a gente para lá e para cá”, relatou.