Deputado de MT compara gravidez de mulheres com gestação de vacas em comissão para combater aborto; ‘Indigno’, diz OAB

99 0
Por Caroline Mesquita, g1 MT
Deputado compara mulheres com vacas durante criação de comissão para combater aborto em MT

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) comparou a gravidez de mulheres com a gestação de vacas. A fala aconteceu durante a sessão para a criação de uma comissão para combate ao aborto, composta apenas por homens. A Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) criticou a fala do deputado.

Gilberto Cattani é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso. Durante o debate que acorria na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (15) o deputado defendia a versão de que a vida existia desde o primeiro instante da gestação e, em sua fala, comparou mulheres a vacas.

g1 entrou em contato com a assessoria deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que informou que o parlamentar não irá se manifestar sobre o caso. A ALMT também não se manifestou até esta publicação.

A Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), se manifestou sobre as falas do deputado.

“É inacreditável a discussão com frases de baixo calão, comparando um touro cobrir uma vaca no cio, com a gestação de uma mãe cujo filho morreu na barriga ou uma criança que foi estuprada (hipóteses de aborto legal). Indigno da assembleia legislativa e indigno de mulheres e homens que pagam impostos em Mato Grosso”, diz a comissão.

A Frente Parlamentar de Combate ao Aborto “Pró-Vida” criada pelos deputados tem como objetivo convencer mulheres a manter gestações indesejadas ou não planejadas.

Fazem parte da frente parlamentar os deputados Cláudio Ferreira (PTB), Beto Dois a Um (PSB), Dilmar Dal Bosco (União), Elizeu Nascimento (PL), Faissal (Cidadania), Gilberto Cattani (PL) e Júlio Campos (União). O suplente de deputado, Alex Sandro (Republicanos), também assinou o requerimento de criação do grupo, quando esteve em exercício parlamentar.

A comissão
Comissão para combater aborto é criada na Assembleia Legislativa — Foto: ALMT
Comissão para combater aborto é criada na Assembleia Legislativa — Foto: ALMT

De acordo com o coordenador-geral da frente parlamentar, o deputado estadual Cláudio Ferreira (PTB), a ideia é estimular a criação de políticas públicas para amparar mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade.