Três casos de meningite são confirmados em crianças em Várzea Grande (MT)

99 0
Por Giovana Lucas e Rogério Júnior, TV Centro América e g1 MT
Crianças foram levadas para o Pronto-Socorro de Várzea Grande — Foto: Prefeitura de Várzea Grande

Três casos de meningite foram confirmados em crianças, nesta segunda-feira (20), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, e outro segue sendo investigado. São crianças de 20 dias de vida a 3 anos, que deram entrada no hospital da cidade no sábado (18), e apresentavam os sintomas da doença.

De acordo com a diretora técnica do Pronto Socorro do município, Maria das Dores Gonçalves, o caso já é considerado um surto e a emergência infantil foi fechada até que as crianças com a doença sejam transferidas para um hospital de referência.

“Pela pouca idade de algumas, nem todas estavam vacinadas contra a meningite. A vacinação para esses casos está em baixa”, contou.

Conforme a pasta, os três casos confirmados são de Várzea Grande, e um suspeito em Santo Antônio do Leverger.

Com isso, o atendimento no Pronto Socorro da cidade passou a receber pacientes apenas para casos de urgência, considerados como vermelho e amarelo.

Meningite

As meninges são as membranas que envolvem todo o sistema nervoso central, e a meningite ocorre quando há uma inflamação nelas, sendo causado por microorganismos, alergias a algum tipo de remédio, entre outros.

A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, segundo o Ministério da Saúde.

As meningites virais e bacterianas, ainda conforme a pasta, são as mais importantes para a saúde pública por causa do potencial de se tornar um surto.

Os sintomas mais comuns são:

  • Febre alta;
  • Mal-estar;
  • Vômitos;
  • Dor forte de cabeça e no pescoço;
  • Dificuldade para encostar o queixo no peito;
  • Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo (em alguns casos).

A doença pode ser transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de outra pessoa; pode ser por meio de tosse, espirro ou pelo contato com barras de apoio dos ônibus, por exemplo.