Mais de 4,6 toneladas de drogas são apreendidas em dois meses em MT

74 0
Por g1 MT
Drogas e munições apreendidas em operação da polícia contra o tráfico em MT — Foto: Sesp-MT

Mais de 4,6 toneladas de drogas foram apreendidas entre janeiro e fevereiro deste ano em Mato Grosso, conforme relatório do Observatório de Segurança Pública concluído na sexta-feira (24). O número representa um aumento de 58% se comparado ao mesmo período de 2022, quando foram apreendidos 2,9 mil quilos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), somente o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) apreendeu 2,5 toneladas de entorpecentes no primeiro bimestre de 2023.

Mato Grosso tem 980 quilômetros de fronteira, sendo 750 km seco, sem a intercorrência de água, e que exige um grande trabalho de patrulhamento.

Em fevereiro passado, duas operações conjuntas das forças estaduais de segurança com a Polícia Federal (PF), resultaram na prisão de um piloto e apreensões de uma aeronave de aproximadamente 2,2 toneladas de cloridrato de cocaína.Em fevereiro passado, duas operações conjuntas das forças estaduais de segurança com a Polícia Federal (PF), resultaram na prisão de um piloto e apreensões de uma aeronave de aproximadamente 2,2 toneladas de cloridrato de cocaína.

Polícia realiza apreensão de drogas na fronteira  — Foto: Sesp-MT
Polícia realiza apreensão de drogas na fronteira — Foto: Sesp-MT
Apreensões

Conforme o relatório divulgado, uma das apreensões, de 462 kg e uma aeronave (Cesna Aircraft), aconteceu no aeroporto de Sinop, no norte do estado. Nessa, o piloto, de 25 anos, foi preso em flagrante. A segunda e maior apreensão, de 1,7 tonelada, ocorreu na região do Pantanal mato-grossense, no município de Poconé.

Já em março, o Grupo de Fronteira prendeu 20 traficantes e apreendeu 650 kg de entorpecentes, 540 munições e 14 veículos. No dia 22 deste mês, dois homens, de 19 e 53 anos, foram presos com 143 tabletes de substância análoga à maconha e cocaína, que pesavam aproximadamente 114,5 quilos de entorpecentes, às margens da BR-163, em Rondonópolis, a 218 km da capital.

Nos últimos quatro anos, segundo a Sesp-MT, a atuação dos policiais resultou na prisão de 1,8 mil pessoas, apreensão de 1,2 mil veículos que estavam sendo levados para fora do país, de 38 aeronaves e de 48 toneladas de entorpecentes.