Ex-deputada de MT é nomeada diretora da Companhia Nacional de Abastecimento

118 0
Por Davi Vittorazzi e Luiz Gonzaga Neto, g1 e TV Centro América
Coordenadora do grupo, Rosa Neide Sandes, do PT, diz que incêndios criminosos devem ser evitados de uma vez por todas — Foto: Assessoria

A professora Rosa Neide (PT), ex-deputada federal por Mato Grosso, foi nomeada como diretora-executiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta terça-feira (21). Ela vai a ocupar a Diretoria Administrativa, Financeira e de Fiscalização da estatal.

Rosa Neide já foi gestora pública enquanto secretária de Estado de Educação e secretária-adjunta de Políticas Educacionais de Mato Grosso. No último pleito, ela foi a candidata mais votada do estado, com mais de 124 mil votos. No entanto, não foi eleita devido ao quociente eleitoral (valor mínimo para um partido/federação para eleger um deputado).

A Conab é uma empresa pública, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, desde 23 de janeiro de 2023. A empresa está presente em todas as regiões do país, com superintendências nos 26 estados e no Distrito Federal, além de 64 unidades armazenadoras.

A missão da companhia é prover inteligência agropecuária e participar da formulação e execução de Políticas Públicas, contribuindo para a regularidade do abastecimento e formação de renda do produtor rural.

Nova gestão

O Conselho de Administração da companhia também elegeu, nesta terça (22), o novo presidente, Edegar Pretto. Graduado em Gestão Pública, ele foi deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, nas três últimas legislaturas.

Pretto tem experiência profissional como ordenador de despesas, secretário municipal de administração e fazenda, chefe de gabinete, membro da mesa diretora, presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos e presidente da Assembleia Legislativa do estado gaúcho.

Já para a Diretoria de Operações e Abastecimento, o escolhido foi Thiago dos Santos, especialista em gestão pública e funcionário de carreira da esfera municipal de Mato Grosso. Ele foi assessor na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na Câmara dos Deputados, onde atuou na coordenadoria e na Vice-Presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária.

A Diretoria de Gestão de Pessoas passará a ser comandada pelo pesquisador da Embrapa, Lenildo Dias de Morais. Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, o novo diretor é graduado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia.