Produção industrial cresce 19,4% em MT e estado lidera ranking nacional

107 0
Por g1 MT
Setor industrial cresce em MT — Foto: Daniel B. Meneses/Secom-MT

O setor industrial cresceu 19,4% em 2022, em Mato Grosso, segundo dados do Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), divulgados nesta terça-feira (14). O número coloca o estado na liderança do ranking nacional de crescimento da produção.

O segundo lugar é ocupado pelo Rio de Janeiro, que cresceu 4,6% durante o ano. Já a produção nacional teve recuo de 0,7%.

De acordo com o Observatório da Fiemt, as produções de alimentos e biocombustíveis lideraram o crescimento da indústria mato-grossense.

Atualmente, o estado é o maior produtor de etanol de milho do Brasil, sendo responsável por cerca de 80% da produção nacional, conforme a União Nacional do Etanol de Milho.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, afirmou que 11 das 18 usinas de etanol de milho em operação no Brasil estão localizadas em Mato Grosso, e seis novas unidades já estão sendo instaladas. A expectativa é que o número cresça para 19 usinas no estado nos próximos anos.

Segundo ele, a capacidade de produção de milho em Mato Grosso mais do que dobrou em uma década, principalmente em razão das safras recordes e da alta tecnologia empregada na produção.

O governo afirmou que a redução de impostos e a desburocratização do acesso às políticas de incentivos fiscais, foram importantes para o crescimento do setor no último ano.