Estilista Paco Rabanne morre aos 88 anos

166 0
Por ISTOÉ Gente

O mundo da moda se despediu de Paco Rabanne nesta sexta-feira (3). O designer faleceu aos 88 anos na cidade de Portsall, na França. Sua morte foi confirmada pelo grupo espanhol Puig, detentor da grife que leva seu nome. Nascido Francisco Rabaneda Cuervo, na província espanhola de Guipúscoa, em 1934, ele deixa um legado que vai muito além da moda e do mundo dos perfumes.

“Paco Rabanne tornou a transgressão magnética. Quem mais poderia induzir as mulheres da moda parisiense a clamar por vestidos feitos de plástico e metal? Quem, senão Paco Rabanne, poderia imaginar uma fragrância chamada Calandre – a palavra significa ‘grelha de automóvel’ – e transformá-la em um ícone da feminilidade moderna?”, disse José Manuel Albesa, presidente da divisão de moda e beleza da Puig. “Aquele espírito radical e rebelde o diferenciava: há apenas um Rabanne. Com o seu falecimento, recordamos mais uma vez a sua enorme influência na moda contemporânea”, continuou ele.

O presidente e CEO da Puig, Marc Puig, também se pronunciou: “Estou profundamente triste com a morte do Sr. Paco Rabanne. Uma personalidade importante na moda, tinha uma visão ousada, revolucionária e provocativa, transmitida através de uma estética única. Ele continuará sendo uma importante fonte de inspiração. Estendo minhas sinceras condolências à sua família e àqueles que o conheceram.”

Apesar de sua nacionalidade espanhola, Paco desde muito pequeno se estabeleceu na França com sua família, e foi em terras francesas onde começou a criar um império que o levou a revolucionar a moda, na década de 1960 até sua aposentadoria em 1999.