Grupo suspeito de assassinar quatro pessoas é alvo de operação da Polícia Civil em MT

85 0
Por g1 MT
Operação Kalýpto contra grupo criminoso investigado pelo sequestro seguido de homicídio e ocultação de cadáver de quatro vítimas. — Foto: Polícia Civil

Nesta terça-feira (24), durante a “Operação Kalýpto”, a Polícia Civil cumpriu 18 mandados de prisão e de busca e apreensão, contra integrantes de uma facção criminosa investigados pelo sequestro, homicídio e ocultação de cadáver de quatro jovens que desapareceram no dia 02 de maio de 2021, em Cuiabá.

Tiago Araújo, de 32 anos, Paulo Weverton Abreu da Costa, de 23 anos, Geraldo Rodrigues da Silva, de 20 anos e Clemilton Barros Paixão, de 20 anos, eram do Maranhão e vieram para capital em busca de trabalho.

Segundo a polícia, a operação é coordenada pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (Dhpp) de Cuiabá, e investiga um grupo criminoso que determinou um ‘tribunal do crime’ porque julgaram que as quatro vítimas pertenciam a outra facção e, desta forma, resolveram assassinar os jovens – dois irmãos, um cunhado e um amigo.

Operação Kalýpto — Foto: Polícia Civil
Operação Kalýpto — Foto: Polícia Civil
Desaparecimento

Segundo a polícia, os quatro desapareceram há quase dois anos, de um conjunto de quitinetes onde moravam, no no bairro Jardim Renascer, na Capital. Tiago e Geraldo eram irmãos, Clemilton era cunhado deles, e Paulo era amigo dos três.

No dia seguinte, familiares de duas vítimas procuraram a Polícia Civil e registraram um boletim pelo desaparecimento. Quatro dias após o desaparecimento, a equipe recebeu informações de que um morador do Jardim Renascer estaria envolvido no desaparecimento das vítimas.

Mortes

A investigação da DHPP apurou que as vítimas foram decapitadas, tiveram dedos amputados e, um do dos homens, foi atingido por um disparo no peito. Outras duas foram mortas com tiros na nuca.

Os suspeitos devem responder por homicídio triplamente qualificado – impossibilidade de defesa, motivo torpe e meio cruel – além de ocultação de cadáver, sequestro e integração de organização criminosa.

A DHPP realizou buscas para descobrir a localização dos corpos das vítimas, que até o momento estão desaparecidos.

“Ao se tratar de crimes praticados por integrantes de organização criminosa, a busca do maior e melhor suporte informativo é necessária para esclarecer quem são os autores e como agiram, assim como localizar os corpos”, destacou o delegado Caio Fernando.

Familiares coagidos

Além de condenar as quatro vítimas a um tribunal da facção, os integrantes da organização criminosa responsável pelas mortes, também coagiram familiares das vítimas, que foram obrigados a ir embora de Cuiabá.

Nome da operação

Kalýpto vem do grego e significa cobrir, esconder ou velar.