Essa será a primeira vez que um grupo brasileiro atuará no país do Oriente Médio e numa casa de espetáculos do padrão do Royal Ópera Muscat. Em quase 30 anos de existência, o Flor Ribeirinha já ganhou três prêmios internacionais.
Por g1 MT
O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, viajará para Omã, um país árabe que faz fronteira com a Arábia Saudita e os Emirados Àrabes Unidos, para representar o Brasil e o continente da América em um dos maiores eventos culturais da região. As apresentações acontecem entre os dias 21 e 28 de janeiro, e poderão ser acompanhadas pelas redes sociais do grupo.
Essa será a primeira vez que um grupo brasileiro atuará no país do Oriente Médio e numa casa de espetáculos do padrão do Royal Ópera Muscat. O Flor Ribeirinha estará ao lado de quatro companhias de ponta, como a Companhia Nacional das Filipinas e o Ensamble Nacional Transilvania da Romênia e a Delegação Nacional de Omã.
Segundo o gestor cultural e diretor artístico do Flor Ribeirinha, os dançarinos foram convidados para o evento pela Federação de Festivais Internacionais de Dança (FIDAF), devido à qualidade artística e por representar a pluralidade da cultura. O convite se concretizou após a atuação e conquista de tri-campeão no ano passado na Bulgária.
Com o espetáculo ‘Mato Grosso Dançando Brasil’, o grupo já conquistou três prêmios mundiais, sendo o primeiro no Festival Internacional de Arte e Cultura, realizado em 2017 na Turquia. O segundo em 2020 no Festival da Polônia, e o terceiro no Festival Internacional da Bulgária, em 2021. O grupo folclórico completa 30 anos de existência.
Durante a permanência em Omã, o Flor Ribeirinha se apresentará no Royal Ópera Muscat, um dos renomados locais da cultura daquele país.
O gestor cultural e diretor artístico do grupo, Avinner Brandão, disse que no repertório, destaca-se as cores e a força do Siriri, a dança típica mato-grossense.
“Esta é a primeira vez que o Brasil será representado no grandioso evento em Muscat. É o melhor no que diz respeito a espetáculo de arte e cultura popular no Oriente Médio. Levaremos a nossa cultura Cuiabana e Matogrossense” disse.
O presidente do Setor América e representante nacional da Federação de Festivais Internacionais de Dança, Regis Bastian, informou que o Flor Ribeirinha vai se apresentar dias 26 e 27 de janeiro, ao lado de grupos de outros países, como Romênia, Filipinas e Omã.