Falta de pagamento – Médicos param e UTI pediátrica do HMC fica vazia; veja vídeo

141 0
Do: MidiaNews
Desde dezembro, categoria pede pagamento de plantões de setembro, outubro e novembro
A UTI pediátrica do HMC foi esvaziada após paralisação de plantonistas

Um vídeo que circula na internet mostra a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) pediátrica do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) fechada por falta de médicos, que entraram em greve decorrente da falta de pagamento dos salários.

Os profissionais são contratados pela terceirizada HiperMed, que presta serviço à Empresa Cuiabana de Saúde.

Desde o dia 28 de dezembro, a Saúde Municipal está sob intervenção do Estado, após determinação do desembargador Orlando Perri.

Conforme apurado pelo MidiaNews, a UTI foi esvaziada na última quarta-feira (4), e as crianças que estavam internadas no setor tiveram que ser transferidas para outras unidades, uma vez que não teriam acompanhamento médico.

A UTI do HMC é referência no Estado em atendimentos de urgência e emergência de politraumas em pacientes pediátricos.

A reportagem recebeu informações de que os atrasos aos servidores da Saúde vêm ocorrendo pelo menos desde agosto de 2022. Em 14 de novembro, os médicos plantonistas pediátricos protocolaram um documento comunicando a paralisação das atividades, caso o salário referente ao mês de agosto não fosse pago em 48 horas.

No dia 19 de dezembro, foi protocolado outro comunicado de paralisação, caso os salários de setembro, outubro e novembro não fossem regularizados.

No documento, os médicos afirmam que foram feitas inúmeras cobranças, tanto ao proprietário da empresa, quanto à direção do hospital, porém a situação é de “empurra-empurra”.

“A paralisação dos plantonistas pediátricos do hospital teria como consequência a falta de assistência para esses incidentes, levando a um prejuízo inestimável à população infantil cuiabana”, consta no documento.

Gabinete de Intervenção

O Gabinete de Intervenção publicou nota informando que realizada o pagamento dos salários dos servidores até esta quinta-feira (5). Segundo a administração, a secretaria-adjunta de Gestão já fez o repasse de R$ 3,5 milhões para a Empresa Cuiabana de Saúde Pública.

Veja o vídeo: