Tamanduá é filmado passeando pelas ruas de Chapada

572 0
Do: MidiaNews
Segundo o autor do vídeo, o animal tem sido visto pela cidade há pelo menos 4 meses
Tamanduá-bandeira caminhando por bairro de Chapada dos Guimarães

Um tamanduá-bandeira foi filmado na noite dessa segunda-feira (18) passeando pelas ruas de Chapada dos Guimarães (64 km ao nordeste de Cuiabá).

O cuiabano Gallo Marinho, que fez o vídeo do animal, é um frequentador assíduo da cidade turística, e contou que é comum ver o animal pela região no período da noite.

“Já tem uns três, quatro meses que ele anda por ali. Já foi visto na pista, onde tem aqueles condomínios na saída de Campo Verde. É até perigoso ser atropelado. Ele é um animal muito lento, só corre mesmo quando ouve latido de cachorro”, disse.

“Ele vem dos paredões de Chapada, dos mirantes. Mora naquela região ali. Ele passeia, procura comida e volta para o habitat dele”.

Pelo vídeo, é possível ouvir o latido de vários cães à medida que o tamanduá passa em frente ao portão das casas. Em dado momento, ele acelera o passo, atravessa uma rua e corre para longe.

 

O animal 

Marinho relatou que o animal é sempre visto sozinho e, de fato, o tamanduá não tem costume de viver em grupos. Geralmente só andam em pares na época reprodutiva, ou quando há algum filhote.

O tamanduá-bandeira é considerado um animal de grande porte, podendo chegar a até 40 kg. Ele alimenta-se de cupins e formigas e possui garras fortes e afiadas para escavar cupinzeiros e formigueiros.

Quando se sente ameaçado, o animal pode atacar. Quando acontece isso, ele senta-se sobre as patas traseiras e abre os braços, que têm longas garras em suas extremidades.

Conhecido como “abraço do tamanduá”, essa característica conferiu fama de perigoso ao animal, mas ele tem comportamento pacífico.

Apesar da curiosidade em ver um animal exótico andando pela cidade, é preciso cautela e deve ser evitado se aproximar deles.

Veja o vídeo: