Governador de MT veta de forma integral projeto de lei que proíbe instalação de PCHs no Rio Cuiabá

141 0
Por Helena Corezomaé, TV Centro América
Lei proíbe instalação de usinas na extensão do Rio Cuiabá foi vetado pelo governo estadual — Foto: Secom

O governador Mauro Mendes (União Brasil) vetou nessa segunda-feira (4), de forma integral, o projeto de lei que proíbe a instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Rio Cuiabá. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial.

Segundo o governo, essa medida seguiu entendimento da Procuradoria Geral do Estado (PGE), na qual considerou que o projeto seria inconstitucional.

No documento, o governo destacou que compete à União estabelecer legislação sobre as águas e a exploração a partir delas.

“Inconstitucionalidade formal, interfere na competência privativa da União para legislar sobre águas, violação ao art. 22, IV da CFl, bem como, na competência material para explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão aproveitamento energético dos cursos de água”, disse.
Governador Mauro Mendes vetou de forma integral o projeto de lei sobre PCHs no Rio Cuiabá — Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Governador Mauro Mendes vetou de forma integral o projeto de lei sobre PCHs no Rio Cuiabá — Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O projeto de lei foi apresentado pelo deputado Wilson Santos (PSDB) e aprovado em 4 de maio, por 12 votos favoráveis e 2 abstenções, na Assembleia Legislativa.

O Rio Cuiabá tem 828 km de extensão e possui uma área de 16 mil hectares de Preservação Permanente (APP) e dos quais 2 mil encontram-se degradados pela intervenção humana.

Conforme o projeto, as hidrelétricas causam grande impacto ambiental e social. Para a instalação desse tipo de usina e construção de barragens, que refreiam o curso dos rios, é necessário o alagamento de grandes áreas.