Primeira rodada de Dias de Campo reúne público de 300 pessoas

258 0
Com informações da ASCOM Senar

Com cerca de 300 participantes, foram concluídos seis dos 100 Dias de Campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Os eventos reuniram produtores rurais, estudantes e profissionais da área. A próxima etapa será de 28 de junho a 14 de julho, simultaneamente em todas as regiões do estado.

Dentre os participantes esteve o piscicultor José Rubens, anfitrião do Dia de Campo em Comodoro. Segundo ele, capacitações e consultorias do Senar-MT o ajudaram a empreender no ramo. “Hoje temos um empreendimento reconhecido na região, mas quem deu o pontapé inicial foi o Senar-MT que ofertou cursos para nos capacitarmos na área. Se não fosse isso já teríamos fechado o nosso negócio”, afirma.

Além das capacitações, o produtor também é um dos atendidos pela ATeG Piscicultura e afirma que já tem colhido bons resultados. “Com um técnico de campo à nossa disposição, estamos ampliando ainda mais e agora produzindo peixes em escala”.

A piscicultura, junto a olericultura e a bovinocultura de corte foram as três cadeias produtivas abordadas nesta primeira etapa. Ao todo, os 100 Dias de Campo contemplarão nove cadeias até meados de julho, sendo elas: bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, apicultura, piscicultura, fruticultura, olericultura, cafeicultura, ovinocultura e floricultura.

Segundo o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Armando Urenha, a segunda etapa retornará à região oeste que ainda tem previsto 14 Dias de Campo, além dos seis já executados. “Estaremos presentes simultaneamente em todo o estado, proporcionando aos participantes essa oportunidade de estarem reunidos e trocando experiências entre si, ensinando parte técnica de cada cadeia produtiva e primeiros socorros, tudo sem custo algum”, explica.

Os Dias de Campo ocorrerão sempre no período matutino, são gratuitos ao público e destinado a todos os produtores rurais – mesmo que não sejam atendidos pela ATeG – profissionais da área, parceiros e estudantes. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural que atende cada um dos municípios e verificar a programação que já está sendo divulgada localmente.