Prejuízo de R$ 40 mi – Empresário é preso suspeito de roubo de fertilizantes em MT

68 0
Do: MidiaNews
Ele foi preso na segunda, em Rondonópolis; fertilizantes eram subtraídos no transporte aos verdadeiros compradores
Empresário é preso por roubo e furto de fertilizantes em Rondonópolis

Um empresário do ramo de armazéns foi preso em um desdobramento da Operação Placebo, na segunda-feira (30), em Rondonópolis (a 198 km de Cuiabá). Ele é suspeito de roubo e furto de fertilizantes.

O mandado foi expedido pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá e cumprido por agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Mato Grosso e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A Operação foi deflagrada em abril deste ano e investiga uma quadrilha acusada de cometer crimes de furto, roubo e estelionato para a subtração e desvio de carregamentos de fertilizantes agrícolas. O prejuízo estimado provocado pela quadrilha gira em torno de R$ 40 milhões.

O empresário também é acusado de envolvimento em crimes relacionados a organização criminosa e furto qualificado, dentre outros crimes em apuração.

O trabalho de investigação constatou prática de furto e roubo de fertilizantes agrícolas em todo estado de Mato Grosso.

A organização criminosa subtraía os fertilizantes e revendia a receptadores. Integrantes da quadrilha se faziam passar por empresários, que “esquentavam” o produto, emitindo notas fiscais falsas como se eles tivessem fabricado ou revendido o produto.

Os fertilizantes eram subtraídos durante o transporte para os verdadeiros compradores e substituídos por “placebo”, materiais como sal grosso pintado com corante xadrez na cor vermelha, areia e varredura.