Operação prende 6 investigados por morte de advogado e comerciante em MT

183 0
Por g1 MT
Operação cumpre mandados contra mortes de advogado e comerciante — Foto: Célio Serafim/TVCA

Uma operação da Polícia Civil, deflagrada nesta sexta-feira (11) prendeu 6 pessoas investigadas pela morte de um advogado, em São José dos Quatro Marcos, e de um comerciante, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, no ano passado, supostamente a crime de mando.

Também foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão.

Os crimes têm características semelhantes e, segundo a polícia, as investigações apontaram que foram as mesmas pessoas que cometerem os dois assassinatos.

A Operação Fassil foi realizada para prender os executores, intermediários e o mandante do homicídio contra o advogado Francisco de Assis, bem como a busca e apreensão domiciliar nos endereços dos alvos, e a prisão dos executores do comerciante Fredson Lima de Figueiredo, de 39 anos.

Francisco foi morto a tiros no dia 11 de outubro, na frente de seu escritório, em São José dos Quatro Marcos, por dois atiradores, e Fredson, no dia 8 de agosto, quando chegava em casa, no Bairro Mapim, em Várzea Grande.

Advogado foi morto na frente de escritório, em São José dos Quatro Marcos  — Foto: Reprodução
Advogado foi morto na frente de escritório, em São José dos Quatro Marcos — Foto: Reprodução

As investigações conduzidas pela delegacia de São José dos Quatro Marcos e Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá identificaram diversas semelhanças entre os dois assassinatos, como os mesmos executores, as armas utilizadas e modus operandi.

No decorrer da apuração do crime contra o advogado e com a coleta de informações, a Polícia Civil identificou os executores, que também foram apontados como responsáveis pelo homicídio em Várzea Grande.

A equipe da Polícia Civil em São José dos Quatro Marcos analisou imagens das câmeras da empresa do advogado e apurou as características físicas dos atiradores, assim como a ação da dupla e o movimento da vítima antes de morrer.

Logo após estacionar seu veículo em uma rua lateral, a vítima caminhou até a frente da empresa, porém, voltou até o veículo e pegou algo no banco do carona.

Ao se afastar novamente do carro, algo lhe chamou a atenção do outro lado da rua em frente. Neste momento, o primeiro atirador chegou correndo e fez os disparos contra a vítima, em curta distância, que caiu no chão, e o criminoso continuou atirando.

Depois, o segundo atirador fez um único disparo contra Francisco, com uma arma longa. Após o crime, a dupla correu para o outro lado da rua e saiu em alta velocidade em veículo modelo hatch, prata.

A análise das imagens indica que a vítima não esboçou qualquer atitude que indicasse tentativa de fuga e que não tinha inimizade com qualquer um dos atiradores, evidenciando, na avaliação do delegado, que os atiradores eram pistoleiros e foram contratados para praticar o crime.

Oitivas de testemunhas, amigos e familiares, inicialmente, não apontaram qualquer motivação para a morte da vítima, assim como não apontaram qualquer desentendimento sério da vítima com qualquer pessoa.

Por meio de troca de informações entre a polícia dos dois municípios sobre outros homicídios ocorridos na região metropolitana de Cuiabá, identificou-se que o assassinato de Fredson teria sido praticado por duas pessoas com características semelhantes às mesmas que assassinaram o advogado no interior do estado. As armas usadas e o veículo da fuga também guardavam semelhança.

O comerciante de Várzea Grande atuava com a compra e venda de veículos e foi morto quando chegava a sua residência, na tarde do domingo do dia dos pais, no ano passado.

A equipe de São José dos Quatro Marcos também identificou que os atiradores seguiram a vítima Francisco de Assis por várias ruas da cidade até o local onde a executaram. Os criminosos utilizaram o mesmo veículo também identificado nas investigações do crime cometido em Várzea Grande.