Produtor rural responsável pela carga foi preso em flagrante, mas pagou fiança de R$ 50 mil e foi liberado.
Por g1 MT

A Polícia Civil e o Ministério da Agricultura (Mapa) apreenderam 580 quilos e mais de 9,4 mil litros de defensivos agrícolas que estavam escondidos no armazém de uma cooperativa em Campo Novo do Parecis, a km de Cuiabá, nessa quarta-feira (16). Parte dos produtos estavam vencidos e outros deles tem a comercialização proibida no Brasil.
De acordo com a polícia, nas embalagens constavam a informação de fertilizantes, mas, durante análise dos produtos, os fiscais constataram que se tratava de inseticida, totalizando 460 quilos.
Um segundo produto que apresentava também a embalagem como sendo um fertilizante mineral, na análise foi verificado que era um tipo de inseticida, no total de 140 quilos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/e/B/gi1eYgQPSkaZ5APYBJpg/whatsapp-image-2022-03-17-at-10-29-13.jpeg?resize=640%2C480&ssl=1)
Os policiais encontraram ainda no um tipo de fertilizante mineral, porém, ao checar o conteúdo das embalagens foi constatado que era um inseticida de comercialização proibida no país.
Ao todo, os policiais apreenderam 311 galões de fungicidas e herbicidas fora do prazo de validade.
A polícia informou ainda que o responsável pelos produtos era um produtor rural do município. Ele foi preso em flagrante e autuado por crime ambiental, sendo arbitrada fiança de R$ 50 mil.
Os produtos recolhidos terão a destinação adequada pelo Ministério da Agricultura.
O caso foi encaminhado à Polícia Federal para investigação.