Dez municípios de Mato Grosso recebem alerta laranja e correm risco de alagamentos e inundações; veja lista

52 0
Do: Olhar Direto
Foto: Marcos Vergueiro / Secom-MT

A Defesa Civil Estadual de Mato Grosso, alertou, nesta segunda-feira (31), sobre os riscos de alagamentos e inundações que podem acontecer em pelo menos dez municípios mato-grossenses por conta da previsão de intensas chuvas em diversas regiões no Estado.

De acordo com o órgão, a classificação atual do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) é laranja. A cor indica alerta de risco para temporais, com chuvas de 30 até 60 mm, acompanhadas de ventos que podem atingir de 60 a 100 km por hora, podendo ocasionar queda de árvores, interrompimento de energia e descargas elétricas provocadas pelos raios.

Ainda conforme a assessoria do Executivo Estadual, essa ação é causada pelo fenômeno natural chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que propicia formação de nuvens carregadas, com previsão persistente de dois dias de chuvas, que segue até esta terça-feira (1º de fevereiro).

O superintendente de Proteção e Defesa Civil estadual, tenente-coronel BM. Luís Cláudio Cruz, explicou que as equipes estão em contato com os agentes municipais monitorando possíveis locais de maior risco de desastres. “Estamos à disposição para integrar uma força-tarefa e decretação de situação de emergência, caso este evento adverso se configure em desastre”.

Nesta segunda-feira (31), Cuiabá registrou temperatura de 23°, com clima totalmente nublado e chuvas em vários pontos da cidade, que se estenderam ao longo da tarde.

A cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade (562 km de Cuiabá), por sua vez,  passa por avaliação e levantamento dos estragos causados pelas fortes chuvas que caíram neste domingo (30). Não houve registro de mortes ou pessoas feridas.

A Defesa Civil enfatiza que famílias com casas próximas a rios e córregos devem ficar atentas, redobrar os cuidados devido aos riscos de alagamentos.

Confira lista de municípios que estão com situação de emergência declarada:

  1. Água Boa
  2. Confresa
  3. Gaúcha do Norte
  4. Luciara
  5. Nova Bandeirantes
  6. Paranatinga
  7. Porto Alegre do Norte
  8. Santa Terezinha
  9. São Félix do Araguaia
  10. Vila Rica

Notificação de alertas
Para receber recomendações e alertas sobre riscos de desastres, o cidadão pode se cadastrar para receber mensagens de alertas. Basta enviar um SMS como o número do CEP para o número 40199, o serviço é gratuito.