Aplicação da 2ª dose da Janssen começa nesta segunda-feira em Cuiabá

46 0
Por g1 MT
A aplicação da Janssen deve ser feita 4 meses após a pessoa tomar a primeira dose, com exceção das grávidas e puérperas — Foto: Divulgação/Ascom PMP

Começou nesta segunda-feira (20), a aplicação da segunda dose da vacina Janssen em Cuiabá. Todas as pessoas que tomaram a vacina na capital poderão tomar a segunda dose, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.

A aplicação deve ser feita quatro meses após a pessoa tomar a primeira dose, com exceção das grávidas e puérperas, que tomaram a Janssen antes da gravidez. Nesses casos elas devem tomar a dose de reforço da Pfizer.

Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha vacinal, alerta que a segunda dose da Janssen a princípio será aplicada apenas no polo de vacinação da Unic Beira Rio, para ter um controle rigoroso da aplicação.

Em Cuiabá, 15 mil pessoas tomaram esta vacina, então foi recebida exatamente esta quantidade de doses. Por este motivo, apenas as pessoas que tomaram a primeira dose na capital poderão tomar a segunda também em Cuiabá, já que se pessoas de outras cidades quiserem tomar, os cuiabanos ficarão sem.

Para tomar a segunda dose da Janssen, a pessoa deverá levar ao polo da Unic o cartão de vacinação, onde está marcada a primeira dose. Quem tiver perdido o cartão só conseguirá receber a vacina após o Sistema do Plano Nacional de Imunização do Governo Federal voltar a funcionar corretamente, pois é onde todas as informações da vacinação estão registradas.

A coordenadora reforça que o estacionamento é grátis para quem vai se vacinar na Unic Beira Rio. Ao passar pela triagem, é só informar que está de carro que os atendentes vão entregar um selinho para que a pessoa possa apresentar no guichê do estacionamento.

Além da vacina da Janssen, o polo de vacinação da Unic continuará aplicando as demais vacinas. A UFMT e as 21 unidades básicas de saúde prosseguirão aplicando as vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.

Valéria aproveita para fazer o chamamento das pessoas que estão com a segunda dose ou a dose de reforço atrasadas.

“Temos muitas pessoas que precisam comparecer aos polos de vacinação para completarem o esquema vacinal. Quem tomou a primeira dose de Pfizer ou Astrazeneca, pode tomar a segunda depois de 56 dias. Quem tomou a primeira de Coronavac, pode tomar a segunda após 28 dias. Pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram nenhuma dose, devem fazer o cadastro no site Vacina Cuiabá e comparecer a qualquer polo e se vacinar o quanto antes”, reforça.