Preço dos combustíveis faz pane seca aumentar nas estradas e avenidas de Mato Grosso

235 0
Por Thiago Andrade e Ianara Garcia, TV Centro América
Casos de pane seca aumentaram 18,5% na BR-163 — Foto: Rota do Oeste

As ocorrências de pane seca aumentaram mais de 18% nas rodovias de Mato Grosso, um dos motivos pode ser o preço dos combustíveis, já que muitos donos de veículos estão com dificuldade para encher o tanque.

Dias atrás o trânsito ficou parado na Avenida da FEB, em Várzea Grande, tudo por conta de uma pane seca. Como o problema foi registrado em frente a sede da Guarda Municipal, os agentes agiram e resolveram rapidamente.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Alison Baracat, ao ver uma pane seca, os agentes da Guarda Municipal trabalham para garantir a segurança de todos que transitam pelo local. “Fazemos isso removendo o veículo para um local em que não atrapalhe o trânsito e não venha a causar acidente”, destacou.

Segundo o comandante, a cena tem se repetido com frequência em Várzea Grande. Destaca que os motoristas têm abastecido o veículo para ir e vir do trabalho, mas não calculam exatamente a logística. “Chega ao ponto de faltar combustível no meio do caminho. Por conta do preço elevado, os motoristas estão abastecendo por dia”, disse.

Na estrada, também teve aumento de pane seca neste ano, de janeiro a outubro foram registrados 3.276 casos, somente no trecho da BR-163 sob concessão. No mesmo período de 2020, foram 2.764 atendimentos desta natureza, aumento de 18,5%, segundo dados da Rota do Oeste.

Durante a gravação de uma reportagem da TV Centro América, três chamados de pane seca foram atendidos.

Para fazer o atendimento, as equipes da concessionária contam com galões adequados para o transporte de combustíveis.

“Temos o recipiente próprio para o transporte, aprovado pelo Inmetro. Nós levamos o usuário até o posto de combustível, ele faz a compra e retornamos com ele para o seu veículo”, detalhou o gerente de operações, Wilson Ferreira.

Apesar da alternativa de socorro, a principal orientação é evitar que o combustível acabe. “Quando o veículo está parado na pista, há risco de colisão. Evitando isso, vai se reduzir o número de acidentes ao longo da rodovia”, destacou o gerente.

Segundo o tenente-coronel, Adão César Rodrigues, comandante do Batalhão de Trânsito, a multa é de R$ 130 para o condutor que for pego em pane seca. Além disso, o motorista leva quatro pontos na Carteira Nacional de Trânsito (CNH).