Vacinação antirrábica tem início na zona rural de Campo Verde

183 0
De: Prefeitura Municipal de Campo Verde

A vacinação antirrábica de cães e gatos começou pela área rural de Campo Verde no dia 23 de agosto e segue com a programação pelas próximas semanas. Em toda a cidade, são mais de 12 mil animais a serem imunizados contra a raiva na campanha deste ano.

São vacinados cães e gatos acima de 4 meses de idade e que estejam com a saúde estável. Também devem ser vacinadas fêmeas que tiveram filhotes recentemente. Para animais que foram vermifugados, é preciso aguardar um prazo de 10 dias.

Os agentes de endemias da Vigilância Ambiental começaram pela Comunidade Sol de Verão. Neste momento estão nas comunidades no entorno da Serra de São Vicente e seguem até concluir toda a área rural, quando começarão a vacinação da área urbana.

Na área rural, são 5.240 cães e 1.640 gatos, de acordo com os dados da vacinação de 2020.

“É importante que os animais da zona rural sejam vacinados, porque estão mais propícios ao vírus da raiva, especialmente no contágio via morcegos na região. A doença pode ser passada aos seres humanos, chegando a níveis preocupantes e vale lembrar que ainda não há cura. A prevenção por meio da vacina é fundamental”, destacou o diretor da Vigilância Ambiental, Kaio César Neves Oliveira.