Suspeito que bloqueava alarmes de carro para furtar é preso em Cuiabá

199 0
Por G1 MT
Derf Cuiabá investiga o caso — Foto: Assessoria

Um homem de 31 anos suspeito de bloquear alarmes de carros para furtar objetos e veículos, em Cuiabá, foi preso em flagrante, nessa quarta-feira (1°), pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf).

O suspeito foi autuado por furto qualificado e já tinha passagem pela polícia.

De acordo com a Polícia Civil, durante as ações criminosos, ele acompanhava a vítima em um veículo ao lado e quando a pessoa estacionava, ele saía do carro com um dispositivo em mãos e bloqueava o sistema de alarme do veículo para furtar.

Recentemente, ele foi preso em flagrante pelo mesmo crime, mas foi solto usando tornozeleira eletrônica. Depois dessa ação, a prisão foi convertida em preventiva, sendo levado para a penitenciária.

De acordo com o delegado Daniel Nery da Derf, houve um aumento de crimes desse tipo na capital.

“Tem acontecido muitos casos similares em Cuiabá, então assim que registraram o boletim de ocorrência, os policiais buscaram informações e conseguiram imagens de monitoramento. Como se tratava de uma pessoa conhecida aqui da delegacia, não foi tao difícil chegar até ele ainda em estado de flagrância”, contou.

Ainda segundo o delegado, é possível ver nas imagens que há outras pessoas envolvidas no crime.

“É possível ver na imagem que um está dirigindo e outro entra no banco do passageiro. É uma ação muito rápida e muitas vezes, o suspeito vai atrás da vítima e estaciona quase que simultaneamente ao lado do carro da vítima para conseguir segurar o bloqueio do carro. A vítima aciona o controle para bloquear o carro e eles com um aparelho, eles impedem o bloqueio pegando pequenos objetos valiosos que estão dentro do veículo”, disse.

Com o aumento de casos desse tipo de crime, a delegacia estima que há outros grupos praticando furtos na capital. O delegado, dá algumas dicas de como tentar evitar esses crimes.

“Conferir se realmente o carro foi trancado, com essa onda de crime vale a pena retomarmos essa cautela porque só de notar que a vítima conferiu, os criminosos vão embora. Evitar também deixar objetos na parte da frente do automóvel porque naquele local eles conseguem pegar rapidamente. Se puder levar consigo carteira, celular, tablet, notebook ou colocar no porta-malas do carro pode ajudar. Na hora de estacionar procure lugares que possuem monitoramento e câmeras”, explica.