Prefeitura de Campo Verde e Polícia Civil assinam termo de cooperação por jornada voluntária de policiais

50 0
De: Prefeitura Municipal de Campo Verde

A Prefeitura de Campo Verde e a Polícia Judiciária Civil assinaram Termo de Cooperação para jornada voluntária dos policiais civis que atuam na cidade. Agora, quando os policiais estiverem em seu momento de folga, poderão atuar em operações, cambiamento de presos e outras ações, recebendo o pagamento das horas trabalhadas pela Prefeitura Municipal, em caráter indenizatório.

De acordo com a secretária de Apoio à Segurança Pública de Campo Verde, Viviane Bernardino Ferreira, que também é policial civil, este momento é histórico. “É um momento histórico a assinatura do Termo de Cooperação, porque a partir dele, a gente pode colaborar com a Polícia Civil para a atuação dos policiais nos seus dias de folga”, afirma.

O prefeito Alexandre Lopes, que também assinou o Termo de Cooperação, destaca que a gestão procura sempre colaborar com as forças de segurança. “Já tínhamos essa parceria com a Polícia Militar e, neste momento, passamos a ter também com a Polícia Civil. É uma maneira de apoiar cada vez mais as nossas forças de segurança e possibilitar à população o sentimento de segurança, que é tão importante quanto as ações práticas”, disse.

O delegado de Polícia Civil, Romildo Nogueira da Fonseca Junior, destacou a criação da Secretaria Integrada de Apoio à Segurança Pública em Campo Verde, uma ação inovadora que existe em poucos municípios mato-grossenses.

“Tenho que agradecer à Prefeitura de Campo Verde pelo empenho em sempre se preocupar com as forças de segurança. Com uma visão inovadora, o prefeito Alexandre Lopes criou a Secretaria de Apoio e tem tomado medidas administrativas para valorizar os policiais que aqui trabalham. Isso é muito importante para o nosso trabalho”, afirmou.

Como funciona

O policial civil trabalha em regime de plantão. A cada 24 horas trabalhadas, folga 72 horas. Neste intervalo, pode “vender” de 6h a 8h na Jornada Voluntária. O pagamento destas horas passará a ser feito pela Prefeitura de Campo Verde, em caráter indenizatório, quando for necessário o uso desses policiais em ações de segurança pública.

Campo Verde já tem Termo de Cooperação com a Polícia Militar, agora com a Polícia Judiciária Civil e, em breve, com outras forças de segurança, como Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com o Termo, os policiais poderão atuar em situações como: “investigação do comércio ilegal ou irregular, depredação do patrimônio público municipal, econômico, social, ambiental, de transito e de licenças emitidas pela Prefeitura, além de outras atividades desfavoráveis ao desenvolvimento municipal, com a finalidade de apoiar e aprimorar o exercício do poder da Polícia e Segurança Pública do município”.

O Termo, inicialmente, tem vigência de 60 meses.