Pantanal e outras regiões de MT devem ter chuva nesta sexta-feira, prevê meteorologia

564 0
Por G1 MT
Cuiabá deve ter chuva — Foto: Arquivo pessoal

O Pantanal mato-grossense e outras regiões do estado, incluindo a capital, devem ter chuva nesta sexta-feira (3), segundo a previsão meteorológica do Climatempo. De acordo com especialistas, a chuva ocorre por causa das instabilidades tropicais associadas ao calor na região.

A chuva pode vir acompanhada por trovoadas no noroeste de Mato Grosso nesta sexta-feira (3).

As temperaturas continuam se elevando e podem passar dos 40ºC, principalmente no centro-sul do estado, que inclui a capital Cuiabá.

No fim de semana continua chovendo de forma fraca e isolada entre o oeste e norte do estado, o que inclui a região do Pantanal. Nas outras áreas, o tempo permanece seco e muito quente, com predomínio de sol.

A chuva pode ajudar a amenizar os incêndios no Pantanal, que acontecem há duas semanas. Mais de 40 mil hectares de vegetação já foram destruídos pelo fogo em Cáceres (MT), na fronteira entre Brasil e Bolívia, e 9 mil na região da Rodovia Transpantaneira, que liga os municípios de Poconé a Porto Jofre.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a precipitação dos últimos meses na bacia do alto Paraguai ficou abaixo do esperado. O Pantanal não tem uma ‘cheia’ há três anos, o que também impactou no incêndio na região no ano passado, considerado o maior da história.

Segundo a meteorologia, na segunda-feira (6), já não chove mais na maior parte do estado e o sol aparece entre poucas nuvens. No entanto, a chuva persiste no noroeste mato-grossense e deve ser acompanhada por trovoadas.

A umidade do ar vai continuar caindo à índices críticos para saúde humana, podendo ficar abaixo dos 12% em algumas áreas da região.

Capital

Nesta sexta-feira, os termômetros devem marcar mínima de 27°C e máxima de 39°C na capital. A umidade mínima será de 15% e deve chegar a 44% com a chuva prevista.

No sábado (4), a temperatura deve chegar a 41°C e a umidade relativa do ar cair para 14%. O domingo será de maior calor, quando os termômetros devem chegar a 42°C em Cuiabá e umidade mínima será de 11%.