Morre em Cuiabá Therezinha de Jesus Arruda, fundadora de movimentos culturais e tia de Dante de Oliveira

201 0
Por G1 MT
Therezinha de Jesus Arruda, de 91 anos, morreu na noite dessa sexta-feira (20) — Foto: Arquivo pessoal

Therezinha de Jesus Arruda, de 91 anos, professora de história, fundadora de vários movimentos culturais em Mato Grosso e tia do ex-governador Dante de Oliveira e morreu na noite dessa sexta-feira (20), em Cuiabá. Ela é autora do livro ‘América e os Guardiões das Culturas Autóctones’. Por nota, a prefeitura da capital lamentou a morte.

Ao G1, o sobrinho dela, Claudio de Oliveira, disse que a tia morreu de causas naturais. “Ela já tinha enfrentando problemas de saúde. Por causa da idade já avançada, várias doenças foram surgindo”, explicou.

Therezinha morava no Bairro Santa Helena e tinha duas cuidadoras para acompanhá-la no dia a dia. Segundo Claudio, apesar disso, ela sempre participava de almoços com a família.

O corpo foi velado nas Capelas Jardins e enterrado às 11h, no Cemitério Nossa Senhora da Piedade.

Trajetória

Claudio contou que a tia viveu uma luta incansável em favor dos mais vulneráveis.

Ela era professora de história e foi fundadora do Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Cineclube Coxiponés, do Museu da Arte e Cultura Popular (MACP) e umas das principais responsáveis pela valorização da cultura cuiabana. Therezinha tinha, por exemplo, um projeto de tornar a região do São Gonçalo Beira Rio um museu ao ar livre.

Therezinha é a autora do livro ‘América e os Guardiões das Culturas Autóctones’ e também tradutora do Granma cubano e das obras do poeta e diplomata José Martí. Passou parte da vida entre Cuba e Chapada dos Guimarães, a 65 km da capital.

A professora casou-se aos 60 anos com um coronel reformado cubano, que também já faleceu, e não teve filhos.

Ex-governador Dante de Oliveira

Therezinha é tia do ex-governador Dante de Oliveira, que governou Mato Grosso entre 1995 e 2002.

O político ficou conhecido pela autoria da emenda constitucional que restabelecia as eleições diretas para presidente da república, no movimento que resultou na campanha das ‘Diretas Já’.

Ele também foi prefeito de Cuiabá três vezes, deputado federal por Mato Grosso, deputado estadual e ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário.