Incêndio de grandes proporções atinge Transpantaneira; Bombeiros já lançaram 1800 litros de água no combate

173 0
Do: Olhar Direto
Foto: Assessoria|CBMMT

Um incêndio de grandes proporções atingiu o quilômetro 103 da Transpantaneira, em Poconé (a 104 km de Cuiabá), na tarde da última sexta-feira (27) e segue em andamento. O Corpo de Bombeiros está no local para conter as chamas.

De acordo com assessoria do Governo do Estado, ao que tudo indica o incêndio é fruto de uma ação criminosa. O indício para isso, segundo os bombeiros, é que há vários pontos de fogo na vegetação, alguns próximos e outros mais distantes.  Além disso, a suspeita é reforçada pela existência de outro incêndio na Ponte 70, de madeira, que foi rapidamente apagado por outra equipe dos Bombeiros.

O incêndio segue ativo e os militares estão na força-tarefa de combate em solo, além do reforço de uma aeronave modelo Air Tractor, lançando 1.800 litros d’água nos pontos com maior incidência de fogo. O avião desta operação foi contratado pela Secretaria Adjunta de Defesa e Proteção Civil, com recursos do Governo de Mato Grosso.

O combate aos incêndios nesta região é difícil pois há poucos acessos pela estrada, além do enorme volume de grande vegetação seca, uma área com muitos brejos. O vento forte também dificulta o trabalho, o fogo tem maior facilidade de propagação.

No Km 100 da Transpantaneira, os bombeiros conseguiram controlar, na última quarta-feira (25), um incêndio em vegetação. A ocorrência durou três horas e foi preciso acionar o avião para apagar o fogo, antes que ele ganhasse grandes proporções.

Policiais militares da Força Tática e do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) de Mato Grosso estão realizando rondas ostensivas no local do incêndio para inibir outras práticas de crimes, além de encontrar os suspeitos.