Vacina da Pfizer – Anvisa alerta sobre risco de miocardite e pericardite pós-vacinação contra covid-19

429 0
Do: Olhar Direto
Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o risco de ocorrências de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após a vacinação da segunda dose da vacina Pfizer.

Até o momento, não há relato de casos dessas complicações pós-vacinação no Brasil. Os primeiros casos relatados aconteceram nos Estados Unidos, em decorrência da vacinação com imunizantes de plataforma de RNA mensageiro (RNAm), como as vacinas da Pfizer e da Moderna – esta não registrada em solo brasileiro. Para a Anvisa, a situação indica necessidade de uma maior sensibilização por parte dos serviços e profissionais de saúde para o adequado diagnóstico, tratamento e notificação de casos.

A identificação precoce de sintomas e a adoção de tratamento oportuno são aspectos fundamentais para uma melhor evolução clínica de pacientes com quadro de miocardite e pericardite.  Os sintomas – dor no peito, falta de ar, palpitações ou alterações de batimentos cardíacos – surgem alguns dias após a vacinação.