Área queimada em MT em 2021 equivale a quase cinco vezes o município de São Paulo

282 0
Por G1 MT
Trabalho dos brigadistas são essenciais para a combate dos incêndios

Mato Grosso teve mais de 740 mil hectares de áreas atingidas por incêndios florestais entre janeiro e 13 de julho deste ano, conforme análise feita pelo Instituto Centro de Vida (ICV) com base em dados do sistema da NASA. A área equivale a quase cinco vezes o município de São Paulo, que tem cerca de 150 mil hectares.

De acordo com o levantamento, do total da área atingida, 76 mil hectares foram atingidos no período proibitivo do uso de fogo, iniciado no dia 1º de julho, e somam o equivalente a 10% de toda a área queimada.

A Amazônia lidera entre os biomas atingidos pelos incêndios, com 479,9 mil hectares queimados, o equivalente a 65% do total. Em seguida está o Cerrado, com 243,9 mil (33%) e o Pantanal, com 16,7 mil hectares (2%).

Segundo o ICV, São Félix do Araguaia, a 1.159 km de Cuiabá, lidera a lista dos municípios, com 40 mil hectares atingidos pelo fogo. A segunda cidade mais devastada pelo fogo é Tangará da Serra, com 34 mil, Paranatinga, com 32 mil, Gaúcha do Norte e União do Sul, com 25 e 21 mil, respectivamente.

O fogo em imóveis rurais e parques

O levantamento mostra que a maior incidência do fogo foi em áreas com imóveis rurais inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR), responsável por 66% de toda a área afetada no estado. Em seguida, estão as terras indígenas (TI), com 14%, e os assentamentos rurais, com 10%.

A terra indígena com a maior área afetada foi a Paresi, localizada em Tangará da Serra, região de Cerrado. A área contabilizou 30 mil hectares queimados, o correspondente a 29% do total impactado pelo fogo em terras indígenas no estado.

De acordo com o Instituto, apesar das unidades de conservação (UCs) abrigarem 1% do total atingido pelo fogo em Mato Grosso neste ano, apenas uma área protegida foi responsável por 36% da área atingida em UCs.

O Parque Estadual Cristalino II, também localizado na região amazônica, teve mais de 2 mil hectares de seus mais de 180 mil hectares afetados.

No entanto, o fogo que incidiu em imóveis rurais inscritos no CAR se sobrepõem a esse parque. O uso do fogo, conforme análise de especialistas do ICV, é associado ao manejo de pastagens e para limpeza de áreas recentemente desmatadas para uso agropecuário.

Incêndios no período proibitivo