Energisa está entre as empresas com maior número de reclamações, aponta Procon em Cuiabá

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Do: Olhar Direto
Foto: Davi Valle

Pelo segundo ano consecutivo, a Energisa está entre as empresas com o maior número de registro de reclamações no primeiro trimestre de 2021. O dado consta de levantamento do Órgão Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) de Cuiabá. De janeiro a maio de 2021, foram recebidas 368 denúncias. No  mesmo período em 2020, foram  365 denúncias. Consta como principal problema da concessionária a cobrança indevida e/ou abusiva nas contas mensais de energia.

De acordo com Procon, o consumidor que observar aumento desproporcional nas cobranças, sem o apontamento de justificativa plausível para alteração dos valores, deve procurar a unidade para contestação das respectivas faturas. “O consumidor deve ter em mãos, a conta a ser contestada e se possível as faturas anteriores que possam comprovar a desproporcionalidade do aumento exorbitante, para então abrir a reclamação”, explicou o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira.

Além da Energisa, outras empresas apontam indícios de irregularidades nas cobranças e na prestação de serviços. Dentre elas estão a Águas Cuiabá e a Claro S/A, Brasil Telecom. Além disso, pontuou Genilto, a orientação é que os consumidores entrem primeiro em contato com as empresas para tentar solucionar o problema. Se após essa tentativa, não for possível obter o resultado esperado, daí então, a recomendação é procurar o Procon para abertura dos procedimentos necessários.

Para atendimento 

O secretário reforça os canais de atendimento digitais. O atendimento ao público está sendo feito pelos seguintes meios, mediante agendamento prévio: wattsapp (65) 3641-6400 ou via e-mail, pelo endereço eletrônico- atendimento.procon@cuiaba.mt.gov.br

“Essa medida evita o contato entre as pessoas mantendo dessa forma o distanciamento social, garantindo a saúde e segurança da população e dos servidores.  “Apenas o protocolo de documentos está mantido por conta da quantidade de informações que precisam ser apresentadas sendo criado um espaço exclusivo para esse serviço”, reforçou.

Desde o início das medidas de enfrentamento e combate ao coronavírus estamos disponibilizando ferramentais digitais”, acrescentou Genilto.

“A facilidade de utilizar um serviço público via tecnologia móvel deixa a população mais perto da gestão. A ferramenta, que tem facilitado o acesso do consumidor ao órgão fiscalizador, tem permitido que as denúncias sejam feitas em tempo mais hábil, contribuindo para a ação imediata da instituição a fim de coibir práticas ilegais”, finalizou o secretário-adjunto do Procon Municipal.

Em casos de dúvidas, informações ou reclamações entrar em contato pelo telefone: (65) 3632-6400 ou pelo aplicativo (IOS e Android).