Seletiva de Cuiabá para o 11° Festival de Cururu e Siriri começa quinta

374 0

 

 

 
A programação segue até sábado (18.08), a partir das 19h30, no Centro Cultural Casa Cuiabana
 
O Festival mais aguardado pelas comunidades tradicionais de Mato Grosso está em sua reta final. Começa nesta quinta-feira (16.08) a seletiva do 11° Festival de Cururu e Siriri, pólo Cuiabá. Sendo a última etapa de classificação, a programação  segue até sábado (18.08), a partir das 19h30, no Centro Cultural Casa Cuiabana.
 
Nesta quinta, a abertura será com os cururueiros de Cuiabá. Depois, haverá uma apresentação mais que especial das matriarcas do siriri da Melhor Idade de Varginha, de Santo Antônio. Na sequência, iniciam as avaliações com apresentações dos grupos Voa Voa Tuiuiú e Tradição Coxiponé. 
 
Na sexta-feira (17.08), a programação começa com mais uma apresentação dos cururueiros para depois subirem ao palco os grupos de siriri: Nhaná Santa, Raízes Cuiabana e Coração Tradição Franciscano. Já no sábado, é a vez dos cururueiros de Várzea Grande e dos grupos de siriri Flor Cambambi, Coração Cuiabano e São Gonçalo Beira Rio. Cada grupo tem o tempo de 25 minutos para fazer a apresentação.
 
O Centro Cultural Casa Cuiabana está localizado na Avenida General Valle, ao lado do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). A entrada é gratuita e todos os dias haverá praça de alimentação com comidas típicas.
 
HOMENAGEADOS – Com o tema “Valorizando as Raízes”, o 11° Festival de Cururu e Siriri vai homenagear neste ano os grupos Flor Ribeirinha, Flor do Campo, Viola de Cocho e Tchapa e Cruz. Por isso, eles não participarão da seletiva, pois foram os grupos fundadores do Festival. 
 
SELETIVAS –  A seletiva é mais uma etapa dos preparativos para o Festival, onde serão selecionados seis grupos, sendo dois em cada um dos três polos, e outros 11 por índice técnico.  Até o momento, já foram realizadas as seletivas nos pólos de Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra e Santo Antônio do Leverger. Para concorrer no festival é obrigatório que o grupo tenha participado do Seminário de Cururu e Siriri, tenha CNPJ e seja filiado a Federação. “
 
Conforme a presidente da Federação Mato-grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri, Terezinha Quilombola, este ano, as seletivas vão acontecer na Casa Cuiabana de forma a valorizar o projeto Pontão da Viola de Cocho, que está sediado na Casa Cuiabana.
 
“O nosso objetivo é fortalecer e multiplicar o modo de fazer a Viola de Cocho. Sem falar que se trata de um lugar belíssimo, uma verdadeira casa cuiabana, com um grande quintal e pés de manga”, explicou, ao justificar a mudança do local. Nos anos anteriores, as seletivas do pólo de Cuiabá aconteceram no Museu do Rio.
 
O Festival de Cururu e Siriri é uma realização da Federação Mato-grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri, em parceria com Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional das Artes – Funarte (Prêmio Pró-Cultura de Apoio a Festivais); o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Cultura e de Turismo; e a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Turismo, além da empresa Renosa/Coca-Cola.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *